Guia para comprar bem seus pneus - UTQG / Treadwear : para que serve ?

UTQG / Treadwear : para que serve ?

Comprar bem seus pneus João

O UTQG é uma classificação das performances dos pneus. Um dispositivo exigido pelo mercado americano que tem limitações em termos de pertinência. Vamos apresentá-lo e explicar por que não é suficiente para avaliar um pneu.

UTQG parede pneu O UTQG, três critérios de avaliação de um pneu - Copyright © : Yokohama

O UTQG (Uniform Tire Quality Grading) é obrigatório para a comercialização de um pneu no mercado americano para poder orientar o consumidor na sua escolha. Se o governo americano controlava inicialmente o dispositivo, os valores anunciados tornaram-se apenas declarativos. Isto significa que é sempre possível utilizar esses valores mas essencialmente para comparar produtos de um mesmo fabricante (por exemplo, comparar dois pneus da marca Dunlop entre eles), mas não para comparar pneus fabricados por fabricantes diferentes (por exemplo, comparar um pneu Michelin VS um pneu Continental). De fato, as medições são realizadas de acordo com elementos específicos de comparação próprios a cada marca de pneu 

O UTQG é composto de três critérios que permitem avaliar as performances de um pneu : 

Informações pneus UTQGCopyright © : Cooper

Treadwear

Este primeiro critério mede o desgaste da banda de rodagem com valores entre 60 e 700 por segmento de 20. A título de exemplo, um pneu com um treadwear de 100 terá um desgaste duas vezes mais rápido do que um pneu com um valor de 200. Isto significa que quanto maior for o índice, mais importante será a longevidade do pneu.

 

Tração

Este outro critério avalia a capacidade de um pneu em parar em linha reta numa superfície molhada. A classificação varia entre AA (melhor nota) e C.

 

Temperatura

Este último critério calcula o nível de resistência de um pneu à produção de calor e a sua capacidade em dissipá-la durante os testes efetuados num banco de simulação. A classificação é efetuada de acordo com um barômetro que varia entre A (melhor nota) e C. O C constitui o valor mínimo aceitável para uma comercialização no mercado americano. 

Em conclusão, estes valores representam uma indicação limitada e não podem em caso algum substituir a rotulagem e sobretudo os resultados dos testes que são os únicos elementos que permitem avaliar as verdadeiras performances de um produto.