Guia para comprar bem seus pneus - Que pneus para o meu veículo ?

Que pneus para o meu veículo ?

Comprar bem seus pneus João

O primeiro critério de escolha na compra de pneus é o tipo de veículo. Que conduz um carro urbano, uma berlina, um carro utilitario ou um 4x4, sempre respeite as preconizações do construtor.

Veículos estacionados A compra dos pneus é decidida em função do veículo a equipar - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

É preciso saber que os pneus de origem do seu veículo, ou equipamento original, são homologados pelo construtor de acordo com os fabricantes. Têm em conta nomeadamente :

  • A cava das rodas ;
  • a dimensão das  jantes ;
  • as performances de velocidade do veículo ;
  • a travagem ;
  • o peso do veículo.

O que valem os pneus de origem ?

Os pneus ditos de origem são simplesmente o equipamento original, aqueles que foram escolhidos pelo construtor para equipar o seu veículo. São a melhor referência? Não necessariamente.

Alguns pneus são desenvolvidos especificamente para um construtor. Esta homologação especial do construtor apresenta características específicas sobre os pneus. Abrangem nomeadamente a construção interna do pneu, o índice de capacidade de carga e o índice de capacidade de velocidade. Estas características estão indicadas na parede do pneu.

Quando pretende mudar os pneus, deve imperativamente respeitar as preconizações do construtor.

Porém, existem tabelas de equivalências de medidas teóricas: a organisação técnica europeia do pneu e da jante (European Tyre and Rim Technical Organisation, ETRTO) junta os grandes fabricantes de pneus e establece normas que permitem, a partir de uma medida de base, utilizar variantes compativeis com as características técnicas do veículo.

Atenção : os centros de controlo técnico verificam se o tipo de pneus instalados está conforme.

Os critérios retidos pelo construtor podem ser diferentes dos seus. Apresentamos a hierarquia adoptada pelo construtor na maioria dos casos :

1. Comportamento na estrada

2. Ruído de rolamento

3. Travagem em piso seco

4. Travagem em piso molhado

5. Longevidade

A razão é simples : os três primeiros critérios são geralmente atribuídos pelo condutor… ao veículo ! 

No momento de mudar os pneus, não é obrigatório escolher a marca e o modelo retidos inicialmente pelo construtor. Basta respeitar as especificações indicadas para o seu veículo.