Guia para comprar bem seus pneus - Que pneus para o meu ambiente de condução ?

Que pneus para o meu ambiente de condução ?

Comprar bem seus pneus João

Para bem escolher os seus pneus, as preconizações do construtor não são suficientes. É preciso ter em conta os seus hábitos de condução e o ambiente em que conduz.

Condutora no carro A escolha do pneu é efectuada em função da sua condução - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

Não escolherá o mesmo tipo de pneus se utilizar principalmente o seu carro para trajectos curtos na cidade, se engolir quilómetros nas auto-estradas , se conduzir um carro desportivo ou um 4x4.

Conduz principalmente na cidade

A condução urbana é caracterizada por uma densa sinalização, muitos cruzamentos e um risco elevado de encontrar obstáculos (peões, ciclistas, motos…). Todos esses factores sujeitam o pneu a paragens e acelerações frequentes, contorno de obstáculos. É necessário ter em conta esses factores e privilegiar algumas performances dos pneus.

  • Distância de travagem. São necessários pneus que garantem uma distância de travagem mínima, em pisos secos e molhados.
  • Robustez. Escolha pneus resistentes. Na cidade, os pneus estão sujeitos a múltiplas paragens e arranques. 

Conduz principalmente na estrada ou auto-estrada

A auto-estrada é uma infra-estrutura diferente das outras redes rodoviárias em três pontos : velocidade, comprimento dos trajectos, densidade do tráfico aquando da partida.

Privilegie as performances seguintes :

  • Longevidade. Devido à velocidade regular e elevada, os pneus são submetidos a um desgaste maior. Favoreça os pneus com performances de longevidade elevadas.
  • Conforto de condução. Para limitar a fadiga durante os longos trajectos, escolha pneus que oferecem uma boa qualidade de conforto, em termos de vibrações e ruído.
  • Distância de travagem. Devido à velocidade elevada, são necessários pneus que garantem uma distância de travagem mínima, em piso seco e molhado.

Conduz um carro desportivo 

Se é um apreciador da condução desportiva, são necessários pneus que oferecem um excelente nível de aderência e de resposta em curva (de acordo com as regras de segurança rodoviária ou em circuito autorizado).

  • Conselho : escolha pneus altas performances, ver pneus desportivos (condução em circuito), estes responderão melhor às suas expectativas.

Conduz um 4x4 

Mais uma vez, a escolha é muito vasta dependendo do tipo de 4x4 que tem (SUV ou 4x4 de obstáculos) e da respectiva utilização : condução exclusivamente na estrada, uso misto (estrada e caminhos) ou realmente todo-o-terreno. 

 

O pneu inverno, um investimento seguro

Todos os fabricantes propõem actualmente pneus de inverno adaptados ao tipo de veículo e à respectiva utilização. Estes pneus permitem rolar em segurança quando a temperatura média desce abaixo dos 7°C. Esta compra representa um investimento, mas será rapidamente amortizado : primeiro em termos de segurança e em seguida porque poupará os pneus de verão.

>> Mais informações sobre o pneu inverno