Guia para comprar bem seus pneus - Podemos mudar o tamanho dos pneus ?

Podemos mudar o tamanho dos pneus ?

Comprar bem seus pneus João

Deseja comprar pneus com uma dimensão diferente daquela inicialmente prevista, que seja para dar um novo visual ao seu carro ou para poupar. Saiba que deve cumprir critérios rigorosos para não estar em infracção com a regulamentação, ou correr perigo. Sobre o assunto, a posição de Rezulteo é simples : respeite as dimensões homologadas pelos construtores.

Pneu dianteiro equivalência dimensional  Para mudar o tamanho dos pneus, as regras de equivalência dimensional devem ser respeitadas - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

É uma pergunta que aparece regularmente nos fóruns : posso passar de um determinado tamanho de pneu para outro ? As motivações são diversas. Para uns, trata-se de dar um look desportivo ao carro mostrando jantes com um diâmetro maior. Para outros, trata-se de poupar optando por um tamanho mais barato que o de origem. De qualquer modo,  mudar o tamanho dos pneus não é uma operação trivial. Tem implicações técnicas e regulamentares que não podem ser ignoradas.

 

Apenas as dimensões homologadas pelos construtores são válidas

São os construtores automóveis e somente eles que determinam as dimensões adaptadas ao veículo. Oriundas de estudos e testes, as dimensões garantem um nível de performance e de segurança máximo. Afastar-se destas dimensões, é correr o risco de modificar o comportamento do veículo, e por consequência a sua segurança. Além disso, você fica exposto no mínimo a uma coima caso seja controlado pela polícia ou a uma contra-visita aquando da inspecção técnica e, no pior dos casos, não ser coberto pelo seu seguro em caso de acidente.

 

As regras de equivalência dimensional dos pneus

Quais são os critérios a cumprir se quer mudar o tamanho dos seus pneus ? São três :

  • Os índices de carga e de velocidade do novo tamanho devem ser iguais ou superiores aos do pneu de origem.
  • O diâmetro exterior do pneu deve ser sensivelmente idêntico ao do pneu de origem para manter as características do carro, nomeadamente a precisão do velocímetro e a configuração das ajudas à condução (ABS, ESP…).
  • O espaço nas cavas das rodas deve ser suficiente para receber o novo tamanho (não se esqueça de um espaço extra se colocar correntes no inverno). 

Saiba que existem tabelas de equivalência dimensional teórica que cumprem os critérios definidos pela organização europeia dos fabricantes, ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organisation). Estas tabelas não são um guia de transformação ou de « tuning ».

 

Como encontrar as dimensões homologadas ?

Sobre o assunto, a posição de Rezulteo é simples : respeite as dimensões homologadas pelos construtores ! Mas é preciso encontrá-las…

  • As dimensões homologadas para o seu carro figuram habitualmente na parte lateral da porta do condutor ou na documentação técnica fornecida e/ou nos documentos do veículo.
  • Pode também encontrá-las utilizando o selector de pneus que figura na Homepage do sítio Rezulteo
  • Por fim, pode também informar-se junto de um centro de inspecção técnica o qual dispõe de uma base de dados oficial.

 

Resultado apresentado pelo selector de pneus Rezulteo

Página rezulteo dimensão pneuCopyright © : rezulteo

Para um BMW Série 3, o selector Rezulteo propõe 6 dimensões homologadas entre as quais 3 são para uma montagem eixo a eixo com 4 diâmetros de jantes.

 

Pneus largos : vantagens e desvantagens

Pneus mais largos aumentam a superfície de contacto com o solo, ou seja a aderência em piso seco. Permitem também uma resposta rápida ao volante. No entanto, estes podem ter uma incidência negativa sobre o conforto, as paredes reduzidas absorvem menos as irregularidades da estrada, sobre a travagem em piso molhado (menor drenagem da água) e sobre o consumo de combustível (maior resistência ao rolamento).