Guia para comprar bem seus pneus - Pneus usados : boa compra ou compra arriscada ?
Center

Pneus usados : boa compra ou compra arriscada ?

Comprar bem seus pneus Publié par João

Porque quer poupar, pode ser tentado pela compra de pneus usados. Os preços são efectivamente imbatíveis, mas os riscos no que diz respeito à segurança não devem ser negligenciados. Regulamentação, estado geral, preço : o que deve saber antes de optar por esta solução.

Raios dos pneus usados e novos A compra de pneus usados implica riscos em termos de segurança - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

O mercado do pneu usado está em plena expansão. Centros de abate, redes de distribuição, sítios Internet : as soluções para adquirir este tipo de produto não faltam. Em período de crise, pode ser tentador optar pelo pneu usado para reduzir o orçamento carro. Mas não se pode pôr em causa a segurança. Que pneus escolher para cumprir com o código da estrada ? Como verificar o estado do pneu e detectar eventuais defeitos ? O preço proposto é mesmo vantajoso ? Aqui estão algumas respostas.

 

O que diz a lei

Do ponto de vista legal, deve respeitar as regras que se aplicam a todos os veículos.

  • As dimensões do pneu devem ser homologadas pelo construtor. Deve respeitar os índices de carga e de velocidade preconizados.
  • Os pneus montados num mesmo eixo devem ser idênticos. Isto é serem da mesma marca, do mesmo modelo e da mesma dimensão (índices de carga e velocidade incluídos). 

 

O controlo dos pneus

Comparação pneu novo e pneu usadoCopyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com
Para avaliar o grau de desgaste do pneu, medir a profundidade das ranhuras principais em vários sítios : a mais pequena servirá de referência. Relembramos que a medida mínima legal é de 1,6 mm em pelo menos um ponto do pneu. Assim, se a profundidade medida for de 4 mm, ainda poderá usar 2,4 antes de alcançar o limite legal. Alguns sítios estabelecem os preços em função do grau de desgaste máximo do pneu (30, 15 e 5%, por exemplo).

Não hesite em passar a mão sobre a superfície do pneu a fim de detectar eventuais desgastes anormais. Um desgaste irregular é muitas vezes um sinal de falta de manutenção. Por exemplo, um lado mais usado que o outro é o sintoma de um defeito de geometria ; um pneu usado nas extremidades do perfil indica geralmente um defeito de enchimento…

Verificar também as paredes para detectar eventuais danos, como bolhas, fissuras ou deformações. Atenção, este tipo de deterioração implica uma contra visita no centro de inspeção técnica.

Última verificação : se o pneu estiver em bom estado, certifique-se da sua idade. De facto, a borracha endurece com o tempo e um pneu aparentemente bom para o serviço pode na realidade ter perdido muito das suas qualidades se este tiver sido fabricado há mais de cinco anos. Para conhecer a data de fabricação, procure o  código DOT situado na parede do pneu.

Todas as verificações são também válidas quando compra um carro em segunda mão

 

É um bom negócio ?

Depois de ter examinado o estado do ou dos pneus usados, é preciso verificar se o preço proposto é realmente vantajoso. Para isto, recomendamos a utilização do comparador de preços do sítio Rezulteo : ele indicará, para uma determinada localização, os melhores preços praticados. Se a diferença de preço for pequena, é melhor optar por um pneu novo.

 

Pneus inverno : por vezes bons negócios

Quando um automobilista troca de carro, os pneus de inverno do veículo substituído podem estar em bom estado mas as suas dimensões podem não ser adequadas para o novo veículo. O automobilista pode então optar por vender estes pneus. Um bom negócio para aqueles que procuram pneus de inverno usados ! Outra dica : alguns centros auto propõem um serviço de depósito dos pneus. Mas, por vezes, alguns clientes não reclamam os pneus (compra de um veículo ou mudança de casa). Não hesite em perguntar ao seu revendedor se tem em stock pneus de inverno usados na sua dimensão.