Guia para comprar bem seus pneus - Pneus simétricos, assimétricos, direccionais : como escolher ?

Pneus simétricos, assimétricos, direccionais : como escolher ?

Comprar bem seus pneus João

Existem três grandes tipos de perfil de pneu, ou seja de esculturas da banda de rolamento. Como reconhecê-los ? Quais são as suas particularidades ? Como escolher o perfil mais adequado para o seu veículo e o seu uso. As respostas de Rezulteo, com figura de apoio.

3 perfis de pneu : simétrico, assimétrico e direccional Comparativo pneus simétricos, assimétricos e direccionais - Copyright © : rezulteo

Pneu simétrico :aderência à estrada e relação qualidade-preço

Perfil simétrico do pneu Kumho Solus KH17Copyright © : rezulteo
Como o seu nome indica, um pneu simétrico apresenta um perfil em que as duas metades são idênticas. Menos técnico que um pneu assimétrico ou um pneu direccional, também custa menos. Outra vantagem, este pneu oferece geralmente uma boa aderência à estrada (muito estável em linha recta). A desvantagem é que não é possível optimizar todas as performances do pneu, nomeadamente o seu comportamento em piso molhado.

O pneu simétrico foi concebido principalmente para os carros urbanos ou compactos que efectuam trajectos curtos. É também um pneu adaptado aos automobilistas que procuram uma boa relação qualidade preço.

Montagem : um pneu simétrico não tem sentido de montagem. Pode então ser montado e permutado sem risco de erro.

Alguns pneus simétricos comuns

       >> Dunlop SP Sport 300
       >> Goodyear Eagle NCT5
       >> Pirelli Cinturato P6
       >> Kleber Dynaxer HP3
       >> Kumho Solus KH17

 

Pneu assimétrico : segurança em todas as condições climáticas

Perfil assimétrico do pneu Bridgestone Turanza T001 Copyright © : rezulteo
O perfil de um pneu assimétrico caracteriza-se por esculturas diferenciadas no interior e no exterior da banda de rolamento, cada zona tem um papel específico nas performances do pneu. Assim, a parte interior apresenta em geral ombros abertos para evacuar rapidamente a água  e limitar os riscos de aquaplanagem, enquanto que a parte externa é desenvolvida de forma a endurecer o pneu a fim de garantir manobrabilidade e estabilidade em curva. Esta tecnicidade tem um custo : os pneus assimétricos são mais caros que os pneus simétricos.

Muitos construtores automóveis optam por equipar os seus novos modelos com pneus assimétricos. Este pneu dirige-se particularmente aos proprietários de carros médio e topo de gama à procura de segurança em piso seco e em piso molhado.

Montagem : com pneus assimétricos, é importante ter em conta o sentido de montagem. Com efeito, a menção « outside » deve figurar na parede externa do pneu.

Regras de permutação

Alguns pneus assimétricos comuns

       >> Michelin Pilot Sport 3
       >> Bridgestone Turanza T001
       >> Goodyear Excellence
       >> Continental ContiPremiumContact 5

 

Pneu direccional : condução desportiva e estradas com neve


Perfil direccional do pneu BFGoodrich G-Force ProfilerCopyright © : rezulteo
Com o seu perfil em V e os seus blocos de borracha que apontam para baixo, o pneu direccional é fácil de reconhecer. É particularmente eficaz em piso molhado. Com efeito, em caso de chuva forte, a água é rapidamente drenada, o que melhora e reduz consideravelmente os riscos de aquaplanagem. Esta forma de perfil favorece também a motricidade, nomeadamente em pisos com neve ou neve derretida. Por fim, o seu look desportivo é muito apreciado pelos utilizadores. 

O perfil direccional é ideal para os carros desportivos que circulam regularmente em pisos molhados. É também recomendado para as estradas com neve.

Montagem : como para o pneu assimétrico, é importante respeitar o sentido de rotação do pneu, indicado por uma seta gravada na parede.

Alguns pneus direccionais comuns

      >> BFGoodrich G-Force Profiler (verão)
      >> Uniroyal RainSport2 (verão) 
      >> Toyo Proxes T1R (verão) 
      >> Continental WinterContact TS850 (inverno) 
      >> Michelin Alpin A4 (inverno)