Guia para comprar bem seus pneus - Pneus chineses : qual é o preço da sua segurança?

Pneus chineses : qual é o preço da sua segurança?

Comprar bem seus pneus João

Vendidos a preços imbatíveis nos sítios comerciais, os pneus chineses podem atrair o consumidor à procura de bons negócios. No entanto, não passam nos testes comparativos. Nomeadamente em matéria de performances em piso molhado.

Pneus chineses e segurança O que vale a segurança de um pneu chinês? - Copyright © : rezulteo

Mas de 300 marcas chinesas recenseadas

Impossível de contar precisamente as marcas de pneus chineses importadas na Europa.  São mais de 300, de acordo com os nossos especialistas.  LingLongWanLiBlackstone, Goodride ou Infinity figuram entre as mais conhecidas. Mas aparecem todos meses outras marcas … É verdade que na China lançar uma marca de pneus depende antes de mais do marketing , os fabricantes produzem em geral pneus para outras marcas que não a sua …

 

Preços imbatíveis…

primeira vantagem dos pneus de origem chinesa é sem dúvida o preço : são 20 a 50% mais baratos que os produtos das marcas premium concorrentes… Uma relação passando do simples para o dobro: isto dá que pensar, evidentemente…

Além disso, os pneus chineses são facilmente disponíveis.  Se é difícil encontrá-los nos centros auto ou nos distribuidores especializados, é possível comprá-los sem dificuldade nos sítios comerciais.  

 

… mas com péssimas performances em piso molhado

A grande desvantagem, no entanto, reside nas performances. Isso reflecte-se nos resultados dos testes comparativos publicados pelas revistas de automóveis ou pelos organismos independentes como a Adac (automóvel clube alemão) ou TÜV SÜD. O painel dos pneus tem agora frequentemente um ou dois pneus chineses, os quais têm dificuldade em suportar a comparação com os outros pneus.

Assim, no último teste comparativo da Adac sobre os pneus de verão, existem dois produtos chineses na dimensão 185/60 R15 H : trata-se do Rotallia Radial F108 e do Sailun Atrezzo SH402. Ambos figuram nos últimos lugares da classificação, com péssimas notas para o comportamento em piso molhado:  distâncias de travagem mais importantes, pouca resistência à aquaplanagem… Resumindo, estes pneus são perigosos em tempo de chuva.

No geral, as performances associadas à segurança são insuficientes, ver absolutamente deficientes. Único domínio onde os pneus chineses brilham : a baixa resistência ao rolamento, o que lhes permitem obter boas notas na eficiência energética.

Conclusão : até ao momento, a compra de pneus chineses compreende riscos sérios.  A atractividade do preço não permite esquecer as falhas frequentes destes produtos em matéria de segurança.