Guia para comprar bem seus pneus - O conforto de condução, critério de escolha para a compra dos seus pneus

O conforto de condução, critério de escolha para a compra dos seus pneus

Comprar bem seus pneus João

Entre os critérios importantes que determinam a qualidade de um pneu e contribuem para o seu valor, o conforto de condução não deve ser posto de lado. Um critério que figura no rótulo do pneu e que influencia consideravelmente a condução quotidiana.

Conforto de condução no veículo Conduzir com pneus eficientes ao nível do ruído de rolamento favorece um bom ambiente de condução - Copyright © : iStockphoto.com/rezulteo.com

A segurança não deve fazer esquecer o conforto

Evidentemente, um pneu novo é em prioridade escolhido em função das performances : travagem em piso seco, travagem em piso molhado, resistência ao fenómeno de aquaplanagem, controlo e resistência ao desgaste são todos critérios determinantes na compra  de um pneu. Além desses critérios muito importantes em termos de segurança, existem muitos outros que devem ser levados em consideração como o preço ou o consumo gerado pela borracha. Mas não se esqueça de ter em consideração o conforto de condução !

 

Ruído de rolamento

O ruído de rolamento nota-se mais facilmente se conduzir um veículo eléctrico cujo motor é silencioso : o simples facto de conduzir na estrada com o seu veículo implica ruído de rolamento ao nível dos pneus. Quando entram em contacto com o piso, as borrachas fazem inevitavelmente ruído e a sua intensidade é directamente proporcional à velocidade. Quanto mais depressa você conduzir, mais sentirá o ruído no interior do veículo e o nível sonoro pode rapidamente tornar-se presente se o pneu não foi desenvolvido de forma a combater os efeitos do ruído de rolamento.

 

A influência da estrutura do pneu sobre o ruído

Em teoria, as ranhuras de um pneu geram ruído. Idealmente, deveríamos todos rolar com pneus lisos (slick) sem ranhuras com uma borracha de baixa resistência ao rolamento, o que permitiria também obter a melhor aderência possível no asfalto em muito bom estado. Mas estes pneus slicks são evidentemente proibidos por uma razão simplesmente óbvia : é impossível conduzir em segurança com pneus lisos num asfalto molhado. Concebido para uma utilização polivalente, um pneu deve ser cuidadosamente estudado para obter um nível de ruído de rolamento aceitável  apesar das ranhuras. Para o conforto sonoro dos passageiros do veículo mas também dos transeuntes ou habitantes de uma área urbana. Um ponto importante porque ao medir este ruído gerado pelo pneu de acordo com a norma de medição em vigor (a 80 quilómetros/hora com o motor desligado e com dois microfones colocados cada um a 7,5 metros do veículo), os níveis de ruído medidos são geralmente da ordem do ruído da passagem de um comboio ou de um aspirador ligado. Para o fabricante de pneus, é necessário melhorar o mais possível este ponto sem prejudicar as performances da borracha.

 

Absorpção das irregularidades da estrada

Além do ruído gerado pelo pneu, o conforto de condução é também condicionado pela capacidade do pneu em absorver as irregularidades da estrada. Neste plano,  o resultado obtido dispõe de um grande número de factores : a eficiência do envelope do pneu para apagar as irregularidades do betume e as vibrações induzidas, a qualidade da estrada em si, assim como a amortização e a suspensão do veículo. Não há segredo : o conforto será maior com um grande sedã muito bem insonorizado num piso liso que com um pequeno citadino económico num piso irregular.

 

 

Um índice de tamanho no rótulo

Performance ruído rótuloCopyright © : rezulteo

Para verificar se um pneu apresenta um bom conforto de condução, a consulta do respectivo rótulo já lhe fornece um índice porque o  ruído de rolamento faz parte dos três critérios obrigatoriamente mencionados. O pictograma indica em decibéis o valor exacto do ruído de rolamento e o nível especificado por pequenas ondas desenhadas ao lado do número : uma onda preta significa que o pneu não faz muito ruído, três ondas pretas significa que se trata de um péssimo pneu em termos de ruído de rolamento.