Eventos organizados pelos fabricantes - Michelin investe na Fórmula E para desenvolver os pneus do futuro

Michelin investe na Fórmula E para desenvolver os pneus do futuro

Fabricantes Publicado no 26/11/14 por João

Por um tempo, o regresso da Michelin adivinhava-se na Fórmula 1. Desde então, o fabricante francês virou-se para a Fórmula E, uma disciplina repleta de desafios cujos ensinamentos poderão ser directamente utilizados para o desenvolvimento de pneus de estrada.

Apresentação Michelin Fórmula E Michelin desenvolve o desempenho dos pneus graças ao desporto automóvel eléctrico da Fórmula E - Copyright © : Michelin USA

Fórmula E marca uma viragem decisiva na história do desporto automóvel e da FIA (Federação Internacional do Automóvel). A promoção da energia eléctrica nunca esteve tão presente no desporto automóvel. Uma viragem sim, acompanhada de um desafio para as escuderias que devem aprender a explorar estas soluções técnicas. De facto, os pilotos devem habituar-se a um modo de funcionamento radicalmente diferente ao qual o fabricante deve também adaptar-se quando se associa ao projecto, como é o caso da Michelin.

Salão Michelin Fórmula ECopyright © : Michelin USA
As Fórmula E, devido às suas especificidades técnicas associadas ao motor eléctrico (repartição do peso, binário muito diferente do motor de explosão e dimensões) obrigou a Michelin a conceber um pneu com especificações pouco convencionais.

O produto desenvolvido para a ocasião chama-se Michelin Pilot Sport EV. Proposto em 245/40 R18, este pneu equipa todos os veículos do campeonato.

O formato citadino das corridas associado à noção de durabilidade são aspectos sobre os quais a Michelin vai poder capitalizar para retirar uma certa experiência que será possível aplicar aos pneus de turismo.