Eventos organizados pelos fabricantes - Michelin equipa o Renault Eolab Concept com o pneu « Tall and Narrow »

Michelin equipa o Renault Eolab Concept com o pneu « Tall and Narrow »

Fabricantes Publicado no 05/11/14 por Raquel Rodriguez

O fabricante francês desenvolveu pneus especialmente concebidos para o protótipo Eolab Concept da Renault, apresentado no Salão do Automóvel de Paris.

Eolab Concept roda Renault apresentou o automóvel do futuro equipado com pneus Michelin no Salão do Automóvel 2014 - Copyright © : Denis Meunier

Um design inovador

Apresentado pela primeira vez em Berlim durante o Challenge Bibendum 2011, o pneu « Tall & Narrow » da Michelin equipa o carro modelo da Renault no Salão do Automóvel : o Eolab Concept. Com um design inovador e um dimensionamento completamente novo (145 70 R17), o pneu alto e estreito da Michelin permite poupar ainda mais energia preservando excelentes performances em termos de aderêncialongevidade e conforto de condução.

 

 

Copyright ©  

1/
 

Graças ao seu diâmetro maior e à sua banda de rodagem mais estreita, o « Tall & Narrow » da Michelin melhora várias performances em simultâneo.

Ao reduzir a banda de rodagem, e por consequência, a superfície de contacto com o solo, a resistência ao rolamento diminui e o aerodinamismo do pneu aumenta, optimizando assim a eficiência energética do veículo.

Evacuação da água Michelin Eolab RenaultCopyright © : Michelin - Renault
O grande diâmetro do « Tall & Narrow » e a sua banda de rodagem estreita optimizam a resistência à aquaplanagem graças a um efeito proa mais acentuado. O nível sonoro é também reduzido tirando proveito da pequena largura da banda de rodagem.

Além de ter concebido um pneu com uma fisionomia especial, a Michelin utilizou a tecnologia Michelin Premium Touch para a marcação das paredes a fim de sublinhar o dinamismo e as performances do Eolab Concept. O objectivo deste dispositivo visa aumentar o coeficiente aerodinâmico do pneu, e por consequência, o seu rendimento energético.

 

 

 

Aerodinamismo e peso leve, trunfos chave do Eolab Concept

Derivado do protótipo Eolab e apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o Renault Eolab Concept apresenta por si só cerca de 100 avanços tecnológicos na indústria do construtor.

Aerodinamismo Michelin Eolab RenaultCopyright © : Michelin - Renault
O carro modelo da Renault promete um consumo de 1.0 l/100 km e 22 g de emissões de CO2. Este consumo excepcional é possível graças à combinação de três elementos : o aerodinamismo do design, a utilização de materiais compostos para obter um peso moderado e a tecnologia « Z.E. hybrid » gasolina-eléctrica. Esta solução garante um consumo ultra-baixo e uma mobilidade « zero emissões » em trajectos inferiores a 60 km e até 120 km/h.

Eolab Concept perfilCopyright © : Denis Meunier

pneu « Tall & Narrow » anuncia o pneu do futuro adaptado a uma determinada categoria de veículos. De facto, a sua concepção destina-se a uma utilização urbana e a condicionalismos moderados na sua utilização. Se não está adaptado aos modelos automóveis actuais, este pneu ajuda-nos a ter uma visão geral sobre os carros do futuro.