Eventos organizados pelos fabricantes - Goodyear EfficientGrip Performance : o teste em circuito

Goodyear EfficientGrip Performance : o teste em circuito

Fabricantes Publicado no 18/04/13 por João

A Goodyear convidou-nos para a sua pista de teste de Mireval, perto de Montpellier, a fim de testar o pneu EfficientGrip Performance e de o comparar com alguns dos seus concorrentes em piso molhado.

Teste EfficientGrip Performance Teste Goodyear EfficientGrip Performance - Copyright © : Goodyear

Condução em piso molhado : um à-vontade insolente

A Goodyear propôs primeiro a realização de um teste num circuito molhado (nível de água constante e regulado) com dois veículos, ou seja dois VW Golf VII: um equipado com pneus EfficientGrip Performance, o outro com pneus concorrentes, classificados também A no rótulo para a travagem em piso molhado.

O exercício revelou a vantagem do EfficientGrip Performance, que demonstrou um à-vontade insolente em piso molhado. O pneu revela-se seguro,  cuidadoso e oferece um excelente equilíbrio de aderência entre os dois eixos. Resultado : um comportamento neutro que não favorece nem a subviragem (derrapagem do trem dianteiro) nem a sobreviragem (derrapagem do trem traseiro).  

Estas impressões corroboram os resultados obtidos pelos peritos do organismo independente TÜV SÜD. Com efeito, de acordo com os testes realizados no mesmo circuito, o EfficientGrip Performance é 2,5 segundos mais rápido que a média dos seus concorrentes.

 

Condução em piso seco

Goodyear EfficientGrip PerformanceCopyright © : Goodyear

Para este segundo teste, a Goodyear confiou-nos o volante de um Mercedes Classe A 200 de 156 cavalos. Técnico e sinuoso, o circuito de Mireval é perfeito para fazer trabalhar os pneus em pontos como a mudança de rumo, a motricidade ou a estabilidade. Foi assim possível verificar o impacto da optimização da carcaça e da borracha no comportamento em estrada : precisão e reactividade, nomeadamente.

Nestas condições extremas, o EfficientGrip Performance forma um par coerente com os trens. O comportamento é neutro e o carro não sofre nenhuma forma de subviragem ou de sobreviragem. A precisão é inegável e o sentimento de segurança é total.

 

Mais fotos :
em Flick'r

Para apreciar esta manobrabilidade, realizamos um vídeo com telemetria a bordo. Compare em particular a capacidade de movimento do veículo com as injecções efectuadas no volante.

>> EfficientGrip Performance : os preços
>> EfficientGrip Performance : os concorrentes
>> EfficientGrip Performance: as dimensões