Eventos organizados pelos fabricantes - Dunlop Sport Maxx RT : o teste no circuito de Ascari

Dunlop Sport Maxx RT : o teste no circuito de Ascari

Fabricantes Publicado no 12/04/12

Para testar o seu novo pneu desportivo, a Dunlop convideu Rezulteo no prestigiado circuito de Ascari, na Andaluzia : um verdadeiro juiz de paz para um pneu de turismo. Foi sucessivamente testado com um BMW Z4 28i, um Audi TT-S e um Audi S4 V6T. As (boas) impressões de Julien, nosso repórter-piloto.

Teste Dunlop Sport Maxx RT no circuito de Ascari num Audi S4 V6T Copyright © : All Rights Reserved

Antes de mais, é preciso relembrar que um teste de imprensa não tem nada a ver com um teste científico realizado por organismos autorizados. Não permite comparar as performances do pneu apresentado às dos seus concorrentes. No entanto, permite apreciar o seu « temperamento » : precisão, resistência e, como é evidente, prazer de condução.

Ascari : um traçado exigente
Depois de um aperitivo nas estradas sinuosas à volta do circuito de Ascari ao volante de um BMW Z4 28i, a etapa do circuito é o prato principal.

Circuito de AscariCopyright © : All Rights Reserved

O circuito de Ascari é um dos mais belos circuitos europeus. Com vales, muito técnico, oferece uma diversidade rara que permite entregar-se aos prazeres da condução respeitando alguns limites. Pelo menos aqueles fixados pelo staff Dunlop.

As particularidades do traçado natural (relevo, ritmo…) foram optimizadas para as necessidades dos nossos testes com slaloms instalados em algumas linhas rectas.

Objectivos : apreciar as qualidades do pneu em performances específicas como as mudanças de direcção, as travagens, a estabilidade nas curvas rápidas…

Para realizar o nosso teste, dispomos de dois veículos :

  • Audi TT-S com uma potência de 272 cavalos
  • Audi S4 V6T com uma potência de 333 cavalos.

Os dois veículos foram equipados de 245/40 ZR 18 97 Y XL.

Se a orientação destes dois veículos difere (um coupé e uma berlina), a arquitectura quase semelhante (transmissão Quattro) e a mecânica sobrealimentada conferem-lhes um equilíbrio relativamente próximo.

Prazer de condução e eficácia
As impressões deste teste são positivas. O feeling é muito informativo e permite uma boa leitura do asfalto. As mudanças de direcção necessitam de um ângulo de viragem medido, confirmando a boa rigidez da estrutura. Apesar da mistura relativamente abrasiva não constatámos nenhum desgaste prematuro nem cortes de borracha (não podemos esquecer que o Dunlop Sport Maxx RT é um pneu de estrada…).

De um ponto de vista desportivo, o Sport Maxx RT é particularmente satisfatório. Proporciona um certo prazer de condução, mostra-se avisado, com um nível de eficácia que o situa no topo da categoria.

Vamos aguardar pela publicação dos primeiros testes realizados pelos organismos autorizados para confirmar esta boa impressão. Mas também para saber se este pneu promissor é globalmente homogéneo com um bom nível de equilíbrio das performances.

Ler também:

Dunlop SP Sport Maxx RT: um pneu desportivo, seguro e ecológico
Dunlop SP Sport Maxx RT: a tecnologia
Dunlop SP Sport Maxx RT: as medidas