Eventos organizados pelos fabricantes - Dunlop Chip In Tire : o pneu ligado

Dunlop Chip In Tire : o pneu ligado

Fabricantes Publicado no 14/05/14 por João

O fabricante de pneus Dunlop aproveitou o último Salão de Genebra 2014 para desvendar uma tecnologia surpreendente, com um potencial de desenvolvimento interessante.

Dunlop sensor interno pneu Dunlop desenvolveu um pneu capaz de informar o condutor sobre o seu estado de manutenção e segurança - Copyright © : Dunlop

Um pneu concept ligado

À semelhança de outros fabricantes, a Dunlop não veio de mãos vazias para o último Salão de Genebra 2014. O especialista do pneu altas performances delineou um pneu concept inédito cujas características técnicas são muito específicas : o pneu é, de facto, equipado com um chip, desenvolvido em colaboração com os especialistas da empresa alemã Huf. Alimentado de forma autónoma, este chip permite fazer uma ligação directa entre as borrachas e o computador de bordo do veículo a fim de poder optimizar a interacção entre o pneu e os elementos de segurança activa do veículo.

Dunlop sensor pneuCopyright © : rezulteo

Melhor travagem

O sistema permite enviar para o veículo todas as informações em termos de pressão, temperatura e até mesmo os seus dados de identificação. O interesse ? Desenvolver a melhor sinergia possível e melhorar a eficiência do conjunto pneu-veículo. As distâncias de travagem seriam assim reduzidas durante uma travagem com ABS que poderia adaptar-se às condições e optimizar o seu funcionamento. O ESP poderia também afinar o seu funcionamento graças a este dispositivo. Em suma, seria possível aumentar o nível de segurança para todos os condutores. Falta então saber quando este tipo de tecnologia atingirá o mundo da grande série : estava por enquanto montado num Sport Maxx RT experimental. Mas os engenheiros da Dunlop parecem confiantes quanto a uma comercialização a médio prazo.