Eventos organizados pelos fabricantes - ContiSafetyDays 2013 : um dia de circuito para testar a gama 5 da Continental

ContiSafetyDays 2013 : um dia de circuito para testar a gama 5 da Continental

Fabricantes Publicado no 06/08/13 por João

Como todos os anos, a Continental convidou especialistas do pneu para testar os seus mais recentes produtos. Neste caso, a gama 5 que integra os pneus ContiEcoContact 5, ContiPremiumContact 5 e ContiSportContact 5. O encontro realizou-se em França, na região de Paris, no circuito de Mortefontaine. O programa desta 5ª edição ContiSafetyDays, conta com quatro ateliers dedicados à segurança : pressão dos pneus, travagem em piso seco e molhado, condução e percurso 4x4.

ContiSafetyDays 2013 dia circuito Evento ContiSafetyDays, encontro incontornável dos especialistas do pneu - Copyright © : Continental

Os ContiSafetyDays tornaram-se um encontro privilegiado da marca Continental com os especialistas do pneu. Este dia de testes em circuito permite à Continental apresentar os avanços tecnológicos dos seus produtos e sensibilizar jornalistas e blogueiros especializados com a segurança automóvel.

Este ano, a Continental convidou-nos para o circuito de Mortefontaine na região de Paris, para testar a sua gama 5,constituída dos pneus ContiEcoContact 5, ContiPremiumContact 5 e ContiSportContact 5. Para apreciar as performances dos seus produtos, o fabricante organizou quatro ateliers subordinados aos temas seguintes : pressão dos pneus, travagem em piso seco e molhado, condução e percurso 4x4.

Atelier pressão 

Veículo : BMW 125i 

Pneus : ContiPremiumContact 5

ContiSafetyDays 2013 atelier pressãoCopyright © : Continental

Para provar a importância de conduzir com pneus sempre bem enchidos, o instrutor pediu-nos para seguir a uma velocidade constante de 40 km/h o desenho de um círculo no piso.

>> Pneus bem enchidos : uma vez encontrado o ângulo de direcção correcto, a trajectória do veículo segue o desenho no piso.

>> Pneus subenchidos de 0,5 bar : para manter a trajectória correcta, é necessário corrigir regularmente a direcção no volante. 

 

Atelier travagem

Veículo : Clio IV RS

Pneus : ContiSportContact 5

ContiSafetyDays 2013 atelier travagemCopyright © : Continental

Num primeiro tempo, efectuamos o teste de travagem em piso molhado. O pneu ContiSportContact 5  mostra-se reactivo e garante uma grande segurança. É bom relembrar que a 90km/h um pneu classificado A para este critério (de acordo com a rotulagem europeia) trava em média 6 metros mais curto que um pneu classificado B.

Em seguida passamos para um dispositivo especial que permite recriar uma situação de emergência. Lançados a cerca de 90 km/h, chegamos a um cruzamento onde um sinal visual indica ao último momento se devemos virar à direita ou à esquerda. O resultado é conclusivo : são necessários apenas alguns metros para travar e contornar o obstáculo com manobrabilidade e precisão. 

 

Atelier condução

Deixamos o Clio IV RS para dois veículos com temperamentos opostos : um carro de corrida (Caterham R300) e um carro eléctrico (Volvo C30).

Veículo : Caterham R300 

Pneus : ContiPremiumContact 5

ContiSafetyDays 2013 atelier conduçãoCopyright © : Continental
Caterham R300 é um carro de corrida próprio para o circuito. Não tem nem ajudas electrónicas nem ajudas à travagem : perfeito para testar as performances intrínsecas de um pneu ! Mesmo em alta velocidade, o Caterham revela-se reactivo e preciso em curva e nas mudanças de direcção. Os ContiPremiumContact 5 revelam aqui todo o seu potencial.

 


ContiSafetyDays 2013 : Tour en Caterham - rezulteo par rezulteo-pneu

 

Veículo : Volvo C30 eléctrico

Pneus : ContiEcoContact 5

Depois deste teste desportivo, o atelier de condução prossegue com um veículo eléctrico. Entramos num Volvo C30 equipado com pneus ContiEcoContact 5. Deixe-me dizer que depois do estrondoso Caterham, a mudança é mais que radical. O veículo 100% eléctrico é de facto muito silencioso, visto que o ruído de rolamento foi trabalhado para ser o menos prejudicial possível. 

 

Atelier 4x4

Para este atelier, contamos com dois SUV (Hyundai ix35 e Hyundai Santa Fe) e um 4x4 (Isuzu D-Max).

Veículo : Hyundai ix35 

Pneus : ContiPremiumContact 5

ContiSafetyDays 2013 atelier 4x4Copyright © : Continental

Com pneus de estrada, o Hyundai ix35 tem necessariamente uma falta de aderência e de tracção quando o terreno fica um pouco mais difícil. O exercício destina-se principalmente a mostrar o interesse em equipar este tipo de veículos com pneus adaptados se quiser aventurar-se em pisos fora da estrada.

 

 

Veículo : Hyundai Santa Fe 

Pneus : ContiCrossContact LX 

Porém, o Santa Fe equipado com pneus todo-o-terreno (ContiCrossContact LX) atravessa obstáculos com facilidade. Oferece uma excelente aderência tanto num piso com lama que num piso com pedras.

 

Veículo : Isuzu D-Max  

Pneus : ContiCrossContact AT 

Finalmente as coisas ficam mais sérias com os Isuzu D-Max equipados com ContiCrossContact AT (vencedor do rally das Gazelles). Enfrentamos verdadeiras descidas, caminhos com encostas, rochedos para contornar … O pneu revela-se seguro e cumpre as suas funções. A aderência garante uma boa estabilidade nas descidas e em todos os tipos de pisos (pedras, lama, cascalho…). Ao mesmo tempo resistente e flexível, o pneu responde bem às tensões e os obstáculos são contornados naturalmente.