Eventos organizados pelos fabricantes - Bridgestone Potenza Adrenalin RE002 : o teste no circuito de Ascari

Bridgestone Potenza Adrenalin RE002 : o teste no circuito de Ascari

Fabricantes Publicado no 19/04/13 por João

A Bridgestone convidou-nos no circuito andaluz de Ascari para testar o Adrenalin RE002, o seu novo pneu desportivo para urbanos e compactos. O teste foi realizado sob uma chuva diluviana, o que nos permitiu apreciar as qualidades deste pneu em condições difíceis.

Partida para o teste no circuito Copyright © : Bridgestone

Inicialmente, o programa devia permitir-nos testar o Adrenalin RE002 em condições diversas e variadas. O tempo decidiu o contrário. Só foi possível realizar testes em piso molhado : condução em circuito, slalom e teste comparativo. Desta forma conseguimos ver o que valia o pneu em condições particularmente difíceis.

Condução em piso molhado : um sentimento de segurança e de controlo

Para testar o comportamento do Adrenalin RE002, a Bridgestone disponibilizou um Audi A3 TFSI e reservou a parte norte do circuito de Ascari. Com a sua alternância de subidas, descidas e curvas (curvas Sebring, Pif-Paf, Spa, Petit Eau Rouge, …), essa é a parte mais técnica do circuito. Exige sérios conhecimentos de condução, sobretudo quando a pista está molhada.

Apesar das condições meteorológicas, a prova foi conclusiva. A adequação entre o pneu e o Audi A3 é perfeita. Além do sentimento de segurança e de controlo, o Adrenalin RE002 é preciso e reactivo. As tecnologias utilizadas para melhorar o prazer de condução funcionam muito bem em piso molhado. Facto importante para a condução de todos os dias : o Adrenalin RE002 é particularmente estável na travagem e demonstra-se imperial nas mudanças de apoio.

O gymkhana : teste comparativo com o Turanza T001

Volkswagen Golf 7 em pista molhadaCopyright © : Bridgestone

Uma pista molhada, um slalom, uma zona de travagem : condições ideais para avaliar as capacidades de evacuação da água de um pneu. Para este teste, a Bridgestone propõe-nos comparar as performances do Potenza Adrenalin RE002 e do Turanza T001, pneu posicionado mais « turismo » na gama.

O teste começa num VW Golf 7 equipado com o T001. O pneu tem um bom desempenho. Uma reserva apenas : uma ligeira tendência para a subviragem (derrapagem do trem dianteiro) na curva mais rápida do nosso percurso.

Nestas condições, o Adrenalin RE002 não parece melhor que o T001 : os tempos numa volta do circuito são próximos. No entanto, onde o Adrenalin faz a diferença, é no prazer de condução : as sequências de curvas são mais fluidas com melhores sensações.

Do ponto de vista da segurança, empate. Em termos de prazer de condução, o Adrenalin RE002 vence por KO técnico.

 

Confirmação do potencial : 

Demo de aderência num Audi TTCopyright © : Bridgestone

Para apreciar plenamente as performances do Adrenalin RE002, a Bridgestone convidou-nos a entrar dentro de um Audi TT ao lado de pilotos profissionais. Testando ao máximo os limites, fomos capazes, de avaliar o potencial da aderência do pneu. Uma demonstração com explicações técnicas sobre os pontos sensíveis do circuito. A condução ortodoxa e voluntariamente caricatural em algumas situações destacou a neutralidade do comportamento oferecido pelo Adrenalin RE002, e a sua grande progressividade.

Descoberta do circuito de Ascari a bordo de um Radical SR3

A Bridgestone permitiu-nos descobrir todo o circuito de Ascari enquanto passageiro de um Radical SR3, verdadeiro carro de corrida com uma potência de 220 cavalos para um peso de 540 quilos. Embarque numa volta ao circuito !

 

 

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