Eventos organizados pelos fabricantes - A Pirelli desenvolve pneus silenciosos para a Audi

A Pirelli desenvolve pneus silenciosos para a Audi

Fabricantes Publicado no 31/07/13 por João

Preocupada em responder às expectativas do mercado automóvel, a Pirelli concebeu pneus especiais que permitem reduzir de metade o ruído de rolamento interno. Por enquanto, o fabricante reserva a sua nova tecnologia a alguns modelos topo de gama do grupo Audi.

Audi RS6 Avant equipado com pneus Noise Cancelling System Audi RS6 Avant equipado com pneus "silenciosos" dotados da tecnologia Pirelli Noise Cancelling System - Copyright © : Audi

 

redução do ruído de rolamento,  dentro e fora dos veículos, corresponde a uma expectativa do mercado automóvel. Responde também às normas europeias para limitar o ruído. O nível de ruído de rolamento externo é também um dos três critérios da rotulagem dos pneus.  

Esta tendência levou a Pirelli a conceber pneus « silenciosos » no âmbito de uma parceria estabelecida com o grupo Audi. A empresa de Milão desenvolveu uma tecnologia específica (Pirelli Noise Cancelling System) que permite reduzir o ruído ouvido no interior do veículo. Consiste em aplicar uma espuma isolante no interior do pneu a fim de absorver o ruído de ressonância causado pelas vibrações de rolamento na estrutura do pneu.

 

Espuma isolante Pirelli Noise Cancelling SystemCopyright © : Pirelli

De acordo com a Pirelli, o sistema permite reduzir o nível do ruído interno de 2 ou 3 decibéis de acordo com a velocidade, ou seja uma redução média do ruído de 50%. 

 

Até à data, a Pirelli propõe unicamente duas dimensões para os modelos topo de gama do grupo Audi : 

>> 275/30ZR21 (98Y)XL PZero para o Audi RS7
>> 285/30ZR21 (100Y)XL PZero para o Audi RS6

Os pneus « silenciosos » terão a marcação PNCS (Pirelli Noise Cancelling System) na parede.