Pneus desportivos e ultra altas performances, pneus e competição - Pirelli Pzero e Trofeo R : o teste rezulteo

Pirelli Pzero e Trofeo R : o teste rezulteo

Desportos Publicado no 30/11/15 por Julien Taillandier

Os Pzero e Trofeo são dois pneus incontornáveis da gama desportiva do fabricante Pirelli. Tivemos a oportunidade de os testar em estrada e em circuito a fim de avaliar as respetivas capacidades e performances reais. Apresentamos as conclusões deste teste exigente.

Teste do Pirelli Trofeo R com o Lamborghini Huracan Teste dos pneus Pirelli Pzero e Trofeo R num Lamborghini Huracan - Copyright © : Pirelli

Apresentacao das tropas

A gama Pzero é composta de produtos homologados para uma utilização em estrada, suscetíveis de equipar a maioria dos veículos desportivos do mercado. Apresentação da gama (do menos desportivo ao mais  radical).

  • Pzero NeroT :

Previsto para uma utilização touring, destina-se aos veículos compactos e sedãs.

  •  Pzero Rosso :

Ligeiramente mais desportivo que o Nero GT, permanece um pneu touring previsto para uma utilização polivalente.

  • Pzero :

Emblemático, este pneu é o mais vendido da gama. Destina-se a equipar veículos desportivos e é o pneu de origem de vários veículos desportivos de prestígio (McLaren, Lamborghini etc...).
Utilização recomendada : estrada : 90%  circuito : 10 % 

  •  Pzero Corsa System :

O System  é um conceito composto de pneus direcionais para o eixo dianteiro, e de pneus assimétricos para o eixo traseiro. Destinado aos veículos desportivos muito potentes.

Utilização recomendada : estrada : 60%  circuito : 40 % 

  • Pzero Trofeo R :

O Trofeo R e um meio-slick. Concebido para uma performance otimizada este pneu oferece uma aderência excecional em piso seco, e a sua utilização em piso molhado é mais limitada.

Utilização recomendada : estrada : 10%  circuito : 90 % 

Dois pneus, duas filosofias  

A Pirelli autorizou-nos a avaliar os dois pneus mais emblemáticos da sua gama desportiva : o Pzero e o Trofeo R.
O duplo objetivo visa apreciar o nível de performance destes pneus, e sobretudo ter consciência do diferencial de aderência que pode haver entre estes dois produtos.

Pirelli Pzero VS Pzero Trofeo RCopyright © : Lizeo Online Media Group

O Pzero  é um pneu desportivo altas performances destinado a uma utilização principalmente de estrada. Por consequência, todos os elementos que o compõem foram desenvolvidos com base na polivalência. É em primeiro lugar um pneu de estrada, e deve ser apreciado como tal. 

O Trofeo R é um pneu meio-slick. É o pneu homologado para a estrada mais desportivo da gama Pirelli. O objetivo sem compromisso visa a aderência pura máxima, a resistência em circuito e o feeling de condução. As performances tais como a eficiência energética e o nível de ruido ficaram para segundo plano .

O teste comparativo

Neste contexto, o principal objetivo é poder comparar estes dois pneus. Mas sobretudo poder avaliar diferenças reais em termos de performances puras e de controlo com veículos e condições equivalentes.

Teste do Pirelli Pzero no driving centerCopyright © : Pirelli

Dois tipos de carros foram utilizados nestes testes : os Audi TTS de 310 cavalos para o circuito sinuoso Driving Center com 1,6 quilómetros de comprimento. E os Lamborghini Huracan de 610 cavalos para o circuito Paul Ricard de 5,8 quilómetros. Em ambos os casos o teste visa testar os pneus sucessivamente.

3 segundos melhor numa volta de circuito 

O Driving Center não é um circuito rápido. O seu revestimento abrasivo e as várias curvas lentas e apertadas não facilitam a vida aos pneus. As voltas efetuadas com o  Pzero não evidenciam nenhum ponto fraco em particular. Mesmo se o pneu não está no seu ambiente natural, este assegura um controlo dos movimentos e um nível de aderência constante. A eficiência tem tendência em diminuir ao longo das voltas, mas nada de anormal a este nível.

Audi TTS Driving Center conduçãoCopyright © : Pirelli

A passagem para o Trofeo R muda radicalmente o coupé ficando mais incisivo. Os limites de aderência em piso seco já não têm nada a ver e é necessário efetuar várias voltas para adaptar-se a um TTS completamente transformado. Se o conforto ao volante é incrivelmente gratificante e o prazer acrescido, o ganho verificado de 3 segundos numa volta de circuito confirma a diferença incrível nas performances puras. Num circuito tão pequeno com condições e veículos idênticos, é impressionante e pode constituir por si só um argumento de compra bastante sólido para os condutores que procuram uma performance máxima.

Confirmação com o Lamborghini Huracan

Mas este primeiro teste tinha o papel de aquecimento em comparação com o segundo round ao volante de um Lamborghini Huracan com 610 cavalos.

Lamborghini Huracan nos standsCopyright © : Pirelli

A primeira série de testes é efetuada com o Pzero. O coupé italiano aparece tao preciso, incisivo e reativo que é difícil imaginar como o Trofeo R poderia ainda melhorar esta eficiência. O pneu de estrada associado ao Huracan tem uma homogeneidade flagrante, sendo difícil encontrar uma falha.

A passagem para o Trofeo R e menos sensível que no  TTS em termos de conforto de condução. A conceção muito avançada do  Lamborghini pode ser uma explicação. Mas em termos de eficiência pura, o nível de performance alcançado é surpreendente. No circuito Paul Ricard a evolução é feita a um ritmo equivalente ao dos veículos desportivos mais radicais e dedicados a uma utilização exclusivamente de circuito. Nunca o Huracan aparece perigoso, e revela ter um rigor imperturbável, sem nunca ceder em subviragem ou sobreviragem (derrapagem do trem dianteiro ou traseiro). Nesta configuração o pneu proporciona uma sensação de eficiência particularmente empolgante. O desgaste numa utilização puxada parece razoável.

Lamborghini Huracan no circuito Paul RicardCopyright © : Pirelli

Em conclusão podemos dizer que a  Pirelli não usurpa o seu estatuto de especialista do pneu desportivo. A polivalência do Pzero e o alto nível de performances do Trofeo R confirmam um inegável controlo do assunto.

Estes testes foram possibilitados pela Pirelli durante os Pzero Expérience. Um conceito track days onde os participantes beneficiam de um quadro e uma estrutura de organização com uma qualidade excecional.