Pneus desportivos e ultra altas performances, pneus e competição - Pikes Peak 2013 : A Michelin equipará o Peugeot 208 T16 de Sébastien Loeb

Pikes Peak 2013 : A Michelin equipará o Peugeot 208 T16 de Sébastien Loeb

Desportos Publicado no 06/06/13 por João

No dia 30 de Junho, o já várias vezes campeão do mundo de rali Sébastien Loeb enfrentará os 4 300 m de Pikes Peak, no Colorado, ao volante de um Peugeot 208 T16 especialmente preparado. Para assegurar a aderência deste monstro de potência (875 cavalos para 875 kg), a Peugeot Sport encomendou à Michelin, familiarizado com a mítica corrida de subida de montanha, pneus "slicks" extra largos.

Peugeot 208 T16 Pikes Peak O Peugeot 208 T16 Pikes Peak equipado com pneus slick da Michelin - Copyright © : Peugeot Sport

Traumatizada com a paragem brutal do programa 908, a equipa da Peugeot Sport procurava um objectivo que lhe permitisse superar os graves cortes orçamentais. Não podendo participar num campeonato, a equipa precisava de uma corrida de prestígio que lhe permitisse mostrar o seu entusiasmo e saber-fazer. Um nome destacou-se rapidamente : Pikes Peak, a mítica corrida de subida de montanha, que Ari Vatanen venceu em 1988 ao volante do seu 405 T16


A mais famosa corrida de subida de montanha

Pikes Peak 2012Copyright © : All Rights Reserved

Pikes Peak, é uma montanha árida do Colorado e uma pista em asfalto desde o ano passado, que serpenteia até ao topo, a mais de 4 300 m de altitude. Daí o nome, The race to the clouds, a Corrida para as nuvens. Há quase um século que carros e motos invadem este monumento natural. Pikes Peak, é  a corrida de subida de montanha : 20 km de ascensão vertiginosa (pista com ravinas alcançando 600 m de profundidade, sem rampas de protecção), um desnível de 1 440 m, 156 curvas e um recorde de 9 minutes e 46 segundos, estabelecido em 2012 por Rhys Millen na Hyundai. De todas as corridas realizadas aqui no verão, a categoria Unlimited – sem limites de potência – é a mais prestigiosa. Constitui um desafio formidável para os preparadores auto e para os pilotos. É exactamente o que era necessário para animar a equipa Peugeot Sport.

 
875 cavalos para 875 kg

Peugeot 208 T16 pneu slick MichelinCopyright © : Peugeot Sport
Em apenas quatro meses, os quinze engenheiros e mecânicos conceberam e desenvolveram este impressionante 208 T16 Pikes Peak. Retomando muitos elementos do 908, a besta desenvolve 875 cavalos para 875 kg, um rácio peso/potência de tirar o fôlego. Exibe acelerações dignas de uma Fórmula 1 : de 0 a 100 km/h em 1,8 segundo e de 0 a 200 km/h em 4,8 segundos. Para manter ao solo esta bola de nervos, a Peugeot Sport trabalhou especialmente a aerodinâmica do seu protótipo. E para assegurar a aderência das quatro rodas motrizes com o asfalto, o preparador encomendou à Michelin pneus « slicks » extra largos (31/71/18).


Sébastien Loeb aceita o desafio com a Peugeot e a Michelin

Sébastien Loeb Pikes Peak 2013Copyright © : Peugeot Sport

Só faltava encontrar um piloto. Quem melhor do que Sébastien Loeb, poderia segurar o volante de um tal bólide ? Com a Red Bull, o já várias vezes campeão do mundo de rali não hesitou. Apesar de uma agenda bastante preenchida, o piloto aceitou o desafio com os homens da Peugeot. Esteve recentemente a treinar nas encostas do monte Ventoux, em Provence. Devido à sua chegada tardia no projecto, o piloto teve pouco tempo para se familiarizar com o protótipo. Fará o seu primeiro reconhecimento em Pikes Peak nos dias 8 e 9 de Junho. Com a ajuda da Michelin, que conhece bem a prova, o piloto testará os vários pneus disponibilizados pelo fabricante.

 

Ensaio geral no Monte Ventoux (França)

 

Uma corrida ainda não ganha ? Resposta dia 30 de Junho

Apesar de todas estas vantagens, a vitória não está garantida. O campeão, com a sua primeira participação, vai ter de enfrentar adversários que conhecem bem a prova, nomeadamente os franceses Jean-Philippe Dayraut (Mini) e Romain Dumas (Norma).Sébastien Loeb permanece modesto, mas a Peugeot Sport acredita. As apostas estão abertas. Encontro marcado no dia 30 de Junho.

 

Para mais informações

>> O sítio oficial da Peugeot-Sport
>> O sítio oficial da Redbull - King of the Peak
>> O sítio do Pikes Peak International Hill Climb