Pneus desportivos e ultra altas performances, pneus e competição - Mundial 2012 : o confronto Renault Clio 4 RS/Dunlop vs Peugeot 208 GTi/Michelin

Mundial 2012 : o confronto Renault Clio 4 RS/Dunlop vs Peugeot 208 GTi/Michelin

Desportos Publicado no 14/10/12 por João

É um dos cartazes mais esperado do Mundial 2012 do automóvel : o Renault Clio 4 RS frente ao Peugeot 208 GTi, duas pequenas bombas especialmente preparadas para um uso desportivo. Os maiores inimigos embatem em muitos pontos, nomeadamente na escolha dos pneus : a Renault optou pela Dunlop e a Peugeot, pela Michelin.

Confronto Renault Clio 4 RS/Dunlop vs Peugeot 208 GTi/Michelin Confronto Renault Clio 4 RS/Dunlop vs Peugeot 208 GTi/Michelin - Copyright © : rezulteo

O confronto Peugeot-Renault é um grande clássico que se realiza tanto no campo industrial que no mundo dos apaixonados do automóvel. O Mundial 2012 foi o palco de uma nova ronda desta competição. Um acaso ? Provavelmente não.

 

O contexto

Recém comercializados, o Peugeot 208 e o Renault Clio 4 são dois modelos cujo sucesso comercial é fundamental para o futuro das duas marcas francesas. Embora as versões RS e GTi não são as mais vendidas, estas têm um papel impulsionador para toda a gama e são vector de imagem para a marca.

Ao longo dos anos, a diferença entre os dois modelos aumentou. A Renault reivindicava uma abordagem desportiva sem concessão ; a Peugeot apostava mais no lado desportivo e chique. No Mundial 2012, estas tendências inverteram-se : o Clio amansou e o 208, acanalhou-se.

 

Renault Clio 4 RS vs Peugeot 208 GTi

Do lado mecânico, ambos os carros estão muito próximos : 1,6 l turbo para 200 cavalos. Pelo contrário, em termos de dinâmica – chassis, suspensões, pneus – as escolhas são muito diferentes.

Renault Clio 4 RS equipado com o Dunlop Sport Maxx RTCopyright © : rezulteo

O Renault Clio 4 RS está disponível com dois chassis : um chassis Sport, destinado a um uso desportivo na estrada, e um chassis Cup, adaptado a um uso em circuito. Em relação ao Sport, o chassi Cup oferece uma taragem de suspensão mais firme de 15% e uma altura de caixa reduzida de 5 mm.

Apresentação do Dunlop Sport Maxx RTCopyright © : rezulteo

Clio 4 RS está equipado com o Dunlop Sport Maxx RT em 205 40R18 86Y, um pneu que oferece verdadeiras capacidades desportivas na estrada e no circuito, como já o tínhamos constatado no circuito de Ascari.

Nos próximos meses, novas versões devem ser criadas, provavelmente mais radicais e certamente equipadas com pneus meio-slicks. Como é o caso do Megane R26-R equipado com pneus Toyo R888.

Peugeot 208 GTi equipado com o Michelin Pilot Exalto 2Copyright © : rezulteo

Peugeot 208 GTi aposta tudo no desportivismo : peso conteúdo, bitola mais larga de 10 mm à frente e de 20 mm atrás, suporte e transversal endurecidas, sem esquecer a suspensão específica. 

Apresentação do Michelin Pilot Exalto 2Copyright © : rezulteo

Em matéria de pneus, o 208 GTi foi apresentado no Mundial com pneus Michelin Pilot Exalto 2 em 205 45R17 88V. De acordo com as nossas suposições, o PE2 deve ser substituído pelo Pilot Sport 3 para a entrega dos primeiros veículos, uma referência desportiva em conformidade com as pretensões desportivas deste 208.