Pneus desportivos e ultra altas performances, pneus e competição - A Michelin vai desenvolver pneus especiais no Le Mans para o Nissan Zeod RC

A Michelin vai desenvolver pneus especiais no Le Mans para o Nissan Zeod RC

Desportos Publicado no 24/11/13 por João

O fabricante francês será o parceiro de um projecto diferente no desporto automóvel. O Nissan Zeod RC terá necessidades muito diferentes dos outros veículos de corrida e a Michelin fará o seu melhor para responder.

Michelin e Nissan Zeod RC A Michelin terá por missão equipar o Nissan ZEOD RC para as próximas 24 Horas de Le Mans - Copyright © : Nissan

Melhor do que oDelta Wing

Entre os construtores automóveis que participam nas 24 Horas de Le Mans, o Nissan é provavelmente aquele cuja estratégia é a mais original. A marca japonesa recusa envolver-se directamente nas categorias habituais e prefere utilizar a corrida como um grande laboratório com o seu estranho Delta Wing, visto o ano passado nas terras de Sarthe. Com a sua silhueta de foguete e o seu trem dianteiro extremamente estreito, o veículo adoptava um conceito técnico único no mundo : mais leve do que os outros e muito menos resistente na área aerodinâmica, conseguiu alcançar velocidades de ponta impressionantes consumindo significativamente menos do que os outros veículos de corrida. A Nissan volta em força nas 24 Horas de Le Mans 2014 com uma versão muito mais avançada do que o Delta Wing, chamada Zeod RC. A sua ficha técnica ainda não é conhecida mas sabemos que o veículo dará uma importância particular à energia eléctrica e terá como objectivo reduzir ainda mais significativamente o nível de consumo de um veículo de corrida. 

O novo Nissan Zeod RCCopyright © : Nissan

Um perfil de pneu fora do comum

O Nissan Zeod RC vai retomar o conceito básico de Delta Wing, ou seja uma aerodinâmica extremamente trabalhada e uma concepção que visa reduzir ao máximo resistência e o consumo. É sobretudo ao nível do trem dianteiro que as diferenças com um veículo de corrida « clássico » são mais notórias, com uma parte muito estreita que exige pneus muito especiais, muito mais estreitos do que os produtos habitualmente concebidos para a competição automóvel. A Michelin terá desta forma a responsabilidade de desenvolver borrachas únicas no mundo, como já o tinha feito para o Delta Wing. Relembramos que os pneus dianteiros do Delta Wing tinham apenas 100 milímetros de largura e podiam rolar até mais de 300 quilómetros / hora.

Encontro marcado em Junho de 2014 para ver até onde esta aposta técnica surpreendente levará a Michelin e a Nissan nas 24 Horas de Le Mans.


Para mais informações

>> Serge Grisin, director da actividade quatro rodas da Michelin Competição, explica em entrevista os desafios do projecto ZEOD RC da Nissan :