Pneus desportivos e ultra altas performances, pneus e competição - A Apollo Tyres trata dos lábios do Porsche 911 Turbo

A Apollo Tyres trata dos lábios do Porsche 911 Turbo

Desportos Publicado no 06/02/14 por João

Os fabricantes de pneus fabricam pneus, mas não só. A Apollo Tyre, desenvolveu um sistema muito particular para optimizar a aerodinâmica do novo Porsche 911 Turbo.

Concept Active Aerodynamics num Porsche Conceito inovador para optimizar a aerodinâmica do novo Porsche 911 Turbo - Copyright © : Porsche

Borracha debaixo do pára-choques

Em princípio, um automóvel tem quatro pneus de borracha e uma carroçaria de metal ou plástico. No novo Porsche 911 Turbo, é um pouco diferente : a carroçaria é obviamente de metal e outros compostos, mas a parte inferior do pára-choques dianteiro é de borrachada mesma cor que os pneus. E por uma boa razão : esta superfície móvel foi projectada e desenvolvida em colaboração estreita com os especialistas em pneus da Apollo Tyre, através da filial Vredestein. O 911 Turbo e a sua versão extrema o Turbo S são os primeiros modelos desportivos a dispor de um sistema aerodinâmico móvel controlado, que permite ao veículo obter a melhor penetração no ar possível em função das condições.

Air Master pela VredesteinCopyright © : Vredestein

Mais ou menos apoio

Se olhar debaixo do pára-choques dianteiro do 911 Turbo, poderá ver uma parte espessa bastante insólita para um veículo desportivo : uma espécie de rebordo cinzento escuro, que pode fazer variar o seu volume em função das condições de condução. Para ultrapassar uma lomba, ele retrai-se totalmente e quando o veículo está em alta velocidade, ele desdobra-se de forma a optimizar a assinatura aerodinâmica do veículo e limitar o consumo. E quando o condutor quer explorar ao máximo as performances do desportivo alemão, ele desdobra-se ao máximo de forma a oferecer o maior apoio possível. De acordo com a Porsche, este « Air Master by Vredestein » que integra o pack « Active Aerodynamics » permite ao 911 Turbo S ganhar pelo menos dois segundos numa volta do grande circuito de Nürburgring